O que separa a ideia de um vídeo finalizado são as etapas do processo de produção audiovisual, por isso, entender o funcionamento de cada etapa é fundamental para a pré-produção.

 

O que é pré-produção audiovisual?

 

É claro que tudo começa com a ideia, mas para que ela saia da cabeça e se torne um vídeo, o primeiro passo é a pré-produção. Ou seja, uma etapa de planejamento e organização da produção de vídeos.

Esta fase é importante para definir quais locais serão locados, quais os itens em cena, que equipamentos serão utilizados, figurinos, funções e toda a equipe, desde os produtores até os atores.

Vendo de fora, o planejamento de audiovisual pode até parecer enrolação, mas ele é crucial na hora de apresentar resultados de qualidade e até poupar tempo ao decorrer do processo.

 

Orçamento

 

O orçamento também está inserido dentro do que chamamos de pré-produção, afinal, para produzir um vídeo é necessário ter uma equipe de produtores e atores e para isso, eles precisam ser pagos pelo seu trabalho.

Portanto, tenha em mente qual a verba disponível para investirr. Nesta etapa é importante que toda a execução do projeto seja planejada.

Não se esqueça de fazer um levantamento de locações necessárias, número de profissionais para atuação, equipamentos, apresentadores e locutores, referências seguidas, dias de gravação, figurino e materiais necessários.

Com base nesses dados, será mais fácil definir o orçamento adequado para o tipo de produção desejada. Além disso, não se esqueça que alguns locais públicos necessitam de autorização para gravações.

 

Modelos de orçamentos

 

Quando falamos em orçamentos para produção audiovisual, nos deparamos com dois modelos comuns dentro desse nicho: o orçamento de grandes itens, que é um orçamento mais genérico, e o orçamento detalhado.

Mas afinal, como escolher o orçamento ideal para o seu projeto? Bem, tudo vai depender do propósito da produção, por isso é importante estar com todas as ideias alinhadas na hora de planejar um orçamento.

O orçamento de grandes itens costuma ser feito como um relatório, para isso ele é separado em fases da produção. Sendo assim, pode ser separado em:

  • Desenvolvimento de roteiro
  • Custos de pré-produção
  • Custos de produção
  • Custos de pós-produção
  • Distribuição e divulgação

 

No entanto, este tipo de orçamento tende a ser mais complicado para as pessoas que ainda não tem tanta experiência na área, afinal, prever os custos médios de cada etapa é bem desafiador.

Inclusive, em alguns casos, antes de fazer um orçamento de grandes itens, pode ser indicado o orçamento detalhado.

Já o orçamento detalhado, também pode ser construído em etapas ou fases, mas como o nome diz, ele costuma ter mais detalhes como quantidade, unidade, valor, etc.

 

  • Quantidade: Deve determinar a quantidade de itens necessários em cada etapa, como número de atores, luzes, câmeras, etc.
  • Unidade: É o modelo adotado para fazer os pagamentos da equipe, que pode ser por semana, mês, etc.
  • Verba: É a coluna que diz respeito aos serviços contratados por fora, por exemplo. Como transporte, locação, alimentação, equipamentos, aluguéis, entre outros.
  • Valor unitário: É o valor que vai pagar cada serviço separadamente.
  • Total: A linha total da tabela é o que deve conter a soma geral de todos os gastos.

Brainstorm

 

O brainstorming é uma prática cada vez mais utilizada no mercado, traduzido para o português como “tempestade de ideias”, ele nada mais é do que uma reunião de alinhamento, usada para ajudar no levantamento de ideias ou soluções de problemas.

O brainstorming no audiovisual é o que mistura os gerentes de projeto, videomakers, roteiristas, atores e diretores para uma troca de ideias e objetivos sobre o que o vídeo pretende atingir, além de discussões como prazos e produção.

A partir desta reunião, já é possível sair com um pré-briefing para a produção do roteiro e começar as gravações.

Criação do roteiro/ Briefing

 

Depois que as ideias estiverem alinhadas, é importante que elas sejam passadas para o papel e uma boa forma de fazer isso é através da elaboração do roteiro audiovisual escrito, ou seja, o briefing da criação.

O briefing é um documento capaz de expor todas as ideias que foram discutidas durante o brainstorm em um só lugar, facilitando o acesso de todos da equipe.

Nele é importante constar todos os elementos narrativos que serão utilizados, além disso, é fundamental que este roteiro atinja as necessidades do cliente para que ele consiga alcançar o público alvo desejado.

É importante que o briefing seja composto por:

  • Informações sobre o cliente: Descrição da empresa, qual o melhor tipo de vídeo para ela, contatos dos dirigentes para facilitar a comunicação.
  • Objetivos do vídeo: Afinal, para que a empresa quer o vídeo? O que ela quer alcançar com ele? Quais as suas expectativas?
  • Informações e sugestões: É importante conter todas as ideias que foram discutidas anteriormente, assim como sugestões de ideias que ainda estão em análise ou aprovação.

Para quem o vídeo será produzido?

Saber para quem o vídeo será produzido e quem ele deve atingir é crucial para o alcance e sucesso da produção. Além disso, é importante reconhecer a melhor linguagem para o produto e quais as verdadeiras expectativas do cliente com esta produção.

Nos nossos próximos textos, contaremos mais sobre os Objetivos do Vídeo e Qual é o público, fique atento a nossas postagens para saber mais!

E se quiser se aprofundar no temas sugerimos alguns livros que vamos deixar aqui pra você!

 

Capa do livro Inovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidadeInovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidade

A maioria das empresas aborda a inovação como se fosse uma atividade secundária. De vez em quando, os funcionários são enviados para a “Ilha do Brainstorm”: um local fora da empresa repleto de palestras da moda, workshops criativos e palestrantes excessivamente entusiasmados. Contudo, depois de voltar, eles tratam de fazer as coisas como sempre fizeram. Os especialistas em inovação Paddy Miller e Thomas Wedell – Wedellsborg sugerem uma abordagem melhor. Eles recomendam que os líderes em todos os níveis se transformem em “arquitetos da inovação”, criando um ecossistema no qual as pessoas adotem comportamentos fundamentais para a inovação como parte do seu trabalho diário.

Comprar agora

 

Capa do livro Orçamento Empresarial - Novos Conceitos e TécnicasOrçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas

Orçamento empresarial é uma ferramenta de controladoria e contabilidade gerencial. “Orçamento empresarial – novos conceitos e técnicas” aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta as técnicas necessárias para sua implantação – incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento como custeio ABC, o e a gestão de riscos.

 

Comprar agora

 

Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

Comprar agora

 

Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

compre agora