O orçamento da produção audiovisual se encaixa dentro do período que chamamos de pré-produção, afinal, para produzir um vídeo é necessário equipamentos, produtores e em alguns casos, atores.

 

Para que a produção de vídeo seja eficiente, é necessário saber o quanto de verba será necessário investir, por isso o orçamento deve ser feito com folga e de preferência em uma das primeiras etapas de produção.

 

O que é orçamento de projeto audiovisual?

 

O orçamento de um projeto audiovisual deve conter uma relação de todos os insumos, equipamentos, serviços, atores, funcionários e insumos que serão utilizados durante a execução do projeto.

 

Pensar em fazer um orçamento pode até parecer simples, no entanto, esta tarefa exige dedicação, paciência e bastante tempo, afinal, é necessário se atentar ao orçamento para que não ocorram surpresas e gastos extras.

 

A criação de um projeto audiovisual passa por diversas etapas e para que o orçamento seja criado, é necessário ter em mente um pré-roteiro do que será feito.

 

O que saber antes de fazer um orçamento de vídeo?

 

Com o decorrer dos anos, as mídias ganharam ainda mais visibilidade e graças a tecnologia e a ascensão da internet como meio de comunicação, os vídeos passaram a se tornar cada vez mais comuns.

 

Inclusive, com o aumento do uso das mídias sociais pela “indústria da publicidade”, o audiovisual tornou- se mais dinâmico e acessível para promover as empresas.

 

Como se isso não bastasse, a cada ano que passa as redes sociais crescem e ganham mais visibilidade, além de sofrerem modificações consideráveis.

 

Depois da aposta lançada dos Stories do Instagram, em 2016, que permitia a publicação de fotos e vídeos rápidos, durante a pandemia de 2020 a moda veio com o Reels, uma modalidade capaz de garantir ainda mais interação entre consumidores e marcas.

 

Outra plataforma que tem conquistado os usuários da internet é o TikTok, lançado em 2017, o APP chegou ao Brasil em 2019 e tem ganhado cada vez mais adeptos, com isso, as marcas também se sentiram forçadas a aderir.

 

No entanto, mesmo que para pequenas produções, existe um custo e muitos empresários e influencers se preocupam com o orçamento da produção online. Contudo, é preciso buscar a saída para que o orçamento caia no bolso sem perder a essência da mensagem.

 

Enquanto muita gente acredita no velho ditado de que “o barato sai caro”, quando se trata da produção audiovisual para mídias sociais, o custo alto não garante qualidade e nem o custo mais baixo, um vídeo ruim.

 

Basta saber se adequar aos objetivos do vídeo que o cliente deseja e buscar a melhor forma de fazer com que a verba disponível caiba no projeto.

 

Aprenda a elaborar um orçamento de forma adequada para que todo mundo saia com projeto pronto e sem dor no bolso!

 

Foque na realidade:

 

Seja realista e sincero com o cliente quanto às expectativas do vídeo com relação aos gastos. Não prometa grandes produções se a verba for baixa.

 

As tecnologias estão cada vez mais acessíveis, no entanto, ainda existem certos limites que não podem ser alcançados com baixos orçamentos. Neste caso, é importante saber lidar com a situação e oferecer soluções criativas e inovadoras.

 

Você já ouviu falar que a melhor maneira de solucionar uma questão é conversando? Pois bem, converse com o cliente e seja sincero quanto a produção de vídeo que ele deseja.

 

Não deixe de informar quando a ideia sai mais cara, se o cliente aceita pagar mais, ótimo, caso contrário, explique a situação e busque novas formas de alcançar o objetivo.

 

Tenha uma média de quais são os valores envolvidos:

 

Alguns dos custos envolvidos em uma produção de vídeo não são muito óbvios para o cliente e isso deve ser levado em consideração na hora de apresentar a proposta à empresa.

 

Por exemplo, imagine que para fazer um Reels sobre uma marca de pasta de dente,  a empresa quer que apareça um casal brigando pelo uso da pasta de dente pela manhã.

 

Neste caso, para a elaboração do orçamento de vídeo, a empresa terá que ter um local para gravação (banheiro), dois atores, roupas, maquiagem, escovas de dente, iluminação, equipamentos, etc.

 

No entanto, é muito comum que a empresa foque apenas no custo de equipamentos, locação e atores. Mas ainda há os custos de orçamento para vídeo institucional de produtores, programação, roteiro, edição de vídeo, logística, etc.

Portanto, é fundamental ter tudo especificado e colocado na proposta que será enviada para a empresa, assim não surgem dúvidas e menos ainda problemas no futuro!

 

Decida qual vai ser o formato do vídeo:

 

Quanto mais os meios de comunicação crescem, mais modalidades de vídeo aparecem. Hoje existem diversos formatos de vídeo: faça você mesmo, discurso do dono ou treinador, vídeo de incentivo, de influencer, institucional, de apresentação, animação, etc.

 

E é óbvio que cada um deles tem um orçamento diferenciado! Por exemplo, orçamento de vídeo institucional um vídeo de Stop Motion é diferente de uma animação convencional. Sendo assim, é uma boa ideia apresentar todos os formatos para a empresa e seus respectivos orçamentos.

 

Apresentar opções de formato e as técnicas podem ser uma ótima forma de otimizar o trabalho e garantir um resultado acessível e dentro dos custos esperados pela empresa.

 

Faça uma proposta completa!

 

Na hora de apresentar a proposta de um projeto audiovisual, tenha o cuidado de abordar todos os detalhes possíveis para evitar confusões posteriores!

 

A maioria dos problemas de custos x orçamento vem devido a má comunicação e apresentação do projeto, sendo necessário uma adaptação posterior que pode sair mais caro.

 

Além disso, tenha tudo especificado, afinal, o cliente nem sempre tem conhecimento técnico em audiovisual, portanto é necessário especificar todos os termos da proposta, as etapas do processo, a equipe de profissionais e os custos envolvidos.

 

Uma boa forma de fazer isso, é através de uma planilha de necessidades e gastos. Outra dica essencial, é saber adequar a qualidade do vídeo com a mensagem a ser transmitida.  Isso demanda criatividade e faz diferença na vida do produtor.

 

Você gostaria de se aprofundar sobre conteúdo audiovisual online? A gente da Matulão indica alguns livros de processo de produção audiovisual e mídias sociais que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Inovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidadeInovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidade

A maioria das empresas aborda a inovação como se fosse uma atividade secundária. De vez em quando, os funcionários são enviados para a “Ilha do Brainstorm”: um local fora da empresa repleto de palestras da moda, workshops criativos e palestrantes excessivamente entusiasmados. Contudo, depois de voltar, eles tratam de fazer as coisas como sempre fizeram. Os especialistas em inovação Paddy Miller e Thomas Wedell – Wedellsborg sugerem uma abordagem melhor. Eles recomendam que os líderes em todos os níveis se transformem em “arquitetos da inovação”, criando um ecossistema no qual as pessoas adotem comportamentos fundamentais para a inovação como parte do seu trabalho diário.

Comprar agora

 

Capa do livro Orçamento Empresarial - Novos Conceitos e TécnicasOrçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas

Orçamento empresarial é uma ferramenta de controladoria e contabilidade gerencial. “Orçamento empresarial – novos conceitos e técnicas” aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta as técnicas necessárias para sua implantação – incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento como custeio ABC, o e a gestão de riscos.

 

Comprar agora

 

Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

Comprar agora

 

Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

compre agora