Antes de começar um trabalho de produção audiovisual é essencial entender a expectativa do cliente, qual o público que ele deve atingir e quais os objetivos do vídeo. Isso garante que o roteiro seja elaborado de maneira correta e seja satisfatório.

 

Por outro lado, é importante que o cliente também conheça mais sobre o trabalho do produtor audiovisual antes de fechar uma grande produção de vídeo, desta forma, ele já sabe o que esperar.

 

Uma das formas mais fáceis de lidar com a produção de vídeos e especialmente de se aproximar do pedido que foi solicitado pelo cliente, é pedir a ele que mande referências de trabalhos feitos anteriormente ou que ele já acompanha.

 

Mas lembre-se, as referências oferecidas pelo cliente servem apenas como inspirações, a ideia é assistir todos os vídeos e criar o seu próprio roteiro com originalidade, com a cara do cliente e especialmente do produtor audiovisual que está cuidando do vídeo.

 

A importância da referência:

 

A referência certamente é uma das táticas mais usadas para exemplificar o objetivo de determinada coisa, desejo ou trabalho.

 

Além disso, o uso de referências está tão inserido em nosso cotidiano, que às vezes nem percebemos. Procurar referências de algo se tornou um hábito tão forte, que hoje em dia temos até redes sociais capazes de nos ajudar nesta tarefa.

 

Que tal a gente falar de um exemplo prático do uso de referência no nosso dia-a-dia? Sabe quando você vai fazer uma reforma na sua casa e você procura na internet ideias de combinação de piso, inspirações para decorações e pinturas de parede?

 

Pois é, durante a etapa de produção audiovisual, acontece a mesma coisa! No entanto, neste aspecto a procura por referência pode acontecer de duas maneiras:

 

1. Quando o cliente procura um serviço:

 

Voltando à metáfora da reforma de casa, depois de escolher inúmeras inspirações de decoração, pinturas e aplicações de piso, precisamos escolher o profissional que irá fazer a aplicação destes itens em nosso lar.

 

O mesmo acontece quando determinado cliente busca um videomaker para uma produção audiovisual. Vamos dizer que o responsável pela criação do filme é um artista, afinal, o cinema é considerado a sétima arte.

 

E como bem sabemos, cada artista segue uma linha ideológica, uma linha estilo e por aí vai. Existem videomakers especialistas em cinema moderno, cinema trash, videoclipes, etc.

 

Além disso, existem artistas que acabaram de começar a sua vida profissional de produtor audiovisual e artistas que já possuem uma carreira consolidada no mercado.

 

Sendo assim, conhecer o tipo de trabalho que o produtor está acostumado a fazer, é essencial para garantir a eficiência dos resultados finais.

 

2. Quando o produtor procura inspiração

 

Assim como nós procuramos referências de pintura para uma sala de estar, o produtor também pode buscar inspiração em outros vídeos semelhantes, de outras marcas, organizações e até da concorrência.

 

Isso garante um trabalho mais rico em conteúdo e originalidade, afinal, a partir de uma ideia consolidada é possível criar outra que faça ainda mais diferença na produção final.

 

Desta forma, após a reunião com o cliente e o briefing do que está sendo pedido, não exite em perguntar se o cliente já viu algum material deste tipo que sirva como referência. Deixe claro para ele que o vídeo não será uma cópia e sim uma forma de inspiração.

 

Conheça algumas referências que deram origem a grandes sucessos das telinhas:

 

Nem todo mundo é fã de zumbis, mas certamente a maioria das pessoas já ouviu falar em grandes sucessos da TV e do Cinema, como The Walking Dead e Zumbilândia, o que nem todo mundo sabe, é que para a criação destes programas, os produtores se inspiraram em George A. Romero.

 

George Romero foi um dos precursores do cinema de terror e o mais curioso disso, é que ele jamais imaginaria que isso iria acontecer. Em 1968, o diretor lançou “A noite dos mortos vivos”, onde os mortos se levantavam de suas tumbas e a sociedade tinha que lidar com a sua violência em atacar os vivos.

 

O filme, na realidade, tinha a ideia de fazer uma crítica social aos movimentos da época, no entanto, acabou se tornando não apenas um sucesso, mas uma referência que até hoje influencia as produções do gênero terror.

 

Outras referências que inspiraram grandes sucessos nos canais de streaming, foram o filme Et. O Extraterrestre, Os Goonies e Hora do Pesadelo, responsáveis por incentivar e inspirar a criação da série Stranger Things, de 2016.

 

É claro que o uso de referência nas produções cinematográficas não param por aí, mas ao assistir qualquer uma das criações citadas, é possível reconhecer alguns elementos e recursos visuais que já foram utilizados na história do audiovisual.

 

Já na prática, a aplicação das referências deve ser feita de forma cuidadosa, com a finalidade de inspirar e não copiar o que já foi feito por outra pessoa. Não se esqueça que além de ótimas referências de trabalho, a originalidade é um ponto extra!

 

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Você gostaria de se aprofundar sobre conteúdo audiovisual online? A gente da Matulão indica alguns livros de processo de produção audiovisual e mídias sociais que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

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