O Storytelling é uma forma de contar histórias, desde a antiguidade, a humanidade vem adquirindo os hábitos de criar narrativas sobre suas experiências de vida. E quem é que não gosta de ouvir uma bela história, não é mesmo?

 

Seja as histórias que vovó contava sobre a vida dela, seja em um filme, um livro ou uma canção, todo mundo tem uma grande história sobre suas vidas para contar, sobre a sua origem, sobre o seu nascimento ou algo que aconteceu em algum momento da vida.

 

Então não é atoa que a técnica de Storytelling tem crescido tanto entre as empresas, afinal, assim como nós, a história pode ser contada sobre a sua fundação, como surgiu o nome da empresa, ou até sobre casos que aconteceram dentro dela.

 

Mas quando falamos sobre o Storytelling empresarial, saiba que ele não vem apenas como uma fonte de curiosidade, esta ferramenta tem se destacado graças ao seu poder de estreitar as relações com o consumidor final.

 

Portanto, continue lendo para saber mais sobre o que é Storytelling e como ela pode te ajudar na captação de novos clientes.

 

O que é Storytelling?

 

O storytelling nada mais é do que uma palavra em inglês cuja tradução livre se designa a “tell a story”, ou seja, contar uma história.

 

Esta ferramenta pode ser utilizada por profissionais da comunicação, com a capacidade de narrar histórias e eventos de forma que eles se tornem interessantes e relevantes para quem está acompanhando.

 

Atualmente, existem milhares de maneiras de colocar o storytelling em prática, seja por meio de áudios, através de podcasts, vídeos, filmes, imagens, galerias de fotos ou até mesmo através de textos.

 

Esta ferramenta costuma ser muito utilizada na televisão, mas atualmente seu uso no marketing tem crescido cada vez mais, sendo utilizada como uma maneira de motivar os funcionários da empresa, ou para ajudar a fazer publicidade de produtos ou serviços.

 

Graças a isso, o storytelling na publicidade acabou se tornando fundamental para o andamento dos negócios.

 

Mas afinal, porque isso acontece? Simples, o objetivo de criar um storytelling é ajudar as pessoas a se encantarem, ou seja, cativar a audiência do consumidor. Mas para que isso seja possível, lembre-se que devemos ter certeza de quem é nosso público-alvo.

 

Criar um storytelling para empresa pode ser mais fácil do que parece, o ideal é promover uma mensagem o mais personalizada possível, para que ela atue de forma assertiva e atinja o público ideal.

 

Além disso, é importante caprichar no roteiro, afinal, uma história interessante e cativante, nada mais é do que a soma de um vocabulário adequado, um enredo interessante e inteligente, personagens cativantes, dores e realidade de quem receberá a mensagem.

 

Além é claro dos elementos visuais, especialmente quando se trata de vídeo, é necessário que ele seja feito com capricho, para emocionar, persuadir e entreter a audiência. Portanto, entenda que a sua empresa precisa de uma ótima produção audiovisual.

 

Porque o storytelling é importante para os negócios?

 

É claro que já demos alguns exemplos do uso do storytelling online, mas agora vamos explicar melhor como ele funciona e como isso pode afetar a trajetória do seu negócio.

 

Não é segredo que a tecnologia tem crescido cada vez mais, com isso, toda a cadeia empresarial também passa a sofrer mudanças significativas no mercado, aumentando também a concorrência entre os mesmos serviços ofertados.

 

Com tantas informações sobre produtos e serviços semelhantes, os consumidores tendem a ficar sobrecarregados, o que acarreta nas dúvidas em relação a qual é o melhor produto ou fornecedor.

 

E é justamente neste contexto que entra o storytelling para fazer a diferença. Quando criamos um storytelling ele é capaz de ajudar as pessoas a identificar o seu problema, criando uma relação de proximidade entre a marca e o cliente.

 

Para que isso funcione perfeitamente, o ideal é que a história contada tenha um começo, meio e fim, além de ter uma mensagem clara e objetiva para se conectar com a audiência.

 

Vamos ver um exemplo na prática? Imagine que a Simone vai comprar uma escova modeladora para os cabelos, no entanto, existem diversos modelos e marcas do produto espalhados pelo mundo.

 

Com isso, Simone tende a ter dúvidas sobre qual escova vale o seu investimento. Consequentemente, ela vai procurar resenhas sobre os produtos na internet, chegando a textos de blogs, vídeos da marca ou até mesmo vídeos de blogueiras famosas, patrocinadas pela marca para testar e dar seu parecer.

 

Em alguns casos, Simone pode até cair em algum vídeo de alguém com um problema semelhante ao dela, e ao assistir e obter mais informações, suas ideias foram clareadas. Desta forma, a moça conseguiu aplicar seu conhecimento na hora de escolher o produto ideal.

 

Usando o storytelling desta maneira, fica muito mais fácil entender a situação que a personagem passou e como a ferramenta colaborou para que ela solucionasse sua questão.

 

Isso acontece porque esta forma de comunicação afeta os usuários de uma maneira bem específica, servindo como uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que soluciona o problema do consumidor, aumenta a visualização da marca.

 

Veja alguns benefícios do uso do Storytelling:

 

  • Transforma histórias em ideias: colaborando para que o ouvinte consiga captar a mensagem, interpretar e criar uma ideia de semelhança com base na sua experiência.
  • Aumenta o compartilhamento do conteúdo: Um storytelling bem elaborado é capaz de conquistar as pessoas, gerando muito mais do que uma venda, mas aumentando as chances de compartilhamento e consequentemente, dando maior visibilidade para a empresa ou marca.
  • Promove lembranças: certamente você já assistiu algum comercial mais antigo e se lembra dele até hoje, quando a história é bem narrada, a chance de você esquecer dela diminui, o mesmo ocorre quando a empresa usa o storytelling como uma ferramenta de compartilhamento de informações.

 

Lembre-se sempre de que o que faz o storytelling fazer sucesso é ter uma boa estratégia e uma ótima história, mas que tudo isso deve ser atrelado a elementos visuais que também agregam conteúdo.

 

Gostou dessas dicas? Aproveite para ler mais sobre a importância de conhecer o público-alvo e se precisar de alguma coisa, chama a Matulão!

 

Você gostaria de se aprofundar sobre sobre Storytelling para negócios? A gente da Matulão indica alguns livros de Storytelling e aprenda a contar histórias que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Storytelling com dados- Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negóciosStorytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios

“Storytelling com Dados é admiravelmente bem escrito, uma amostra magistral de rara arte no mundo dos negócios. Cole Nussbaumer Knaflic possui uma habilidade única – um dom – em contar histórias usando dados. No JP Morgan Chase, ela ajudou a melhorar nossa capacidade de explicar análises complicadas para a gerência executiva e para os reguladores com quem trabalhamos. O livro de Cole reúne seus talentos em um guia fácil de ler, com exemplos excelentes que qualquer um pode aprender para estimular a tomada de decisão mais inteligente.” ―Mark R. Hillis, diretor-chefe do setor de riscos de hipoteca bancária do JPM Chase.“Temos tantos dados que pode ser difícil para as pessoas prestarem atenção em nossas principais descobertas. Cole Nussbaumer Knaflic nos ensinou valiosas lições em seu workshop e é fantástico vê-las aprofundadas no Storytelling com Dados. Minha equipe já está usando as lições ensinadas por Cole para fazer as pessoas agirem ao identificarem novas pérolas de entendimento e fazer a diferença na vida de outros. Agora outras pessoas também podem fazer isso!” – Eleanor Bell, Diretora de Analítica Comercial da Bill & Melinda Gates Foundation.

 

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Capa do livro Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderançaStorytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança

“Storytelling no mundo corporativo é sobre as empresas se reconectarem com as emoções humanas, é sobre a busca por maior legitimidade, é sobre olhar nos olhos do cliente ou funcionário, envolvendo-o. Carmine Gallo é o tipo de pessoa que faz isso a cada parágrafo, o tempo todo.” – Bruno Scartozzoni, especialista em storytelling, palestrante e professor convidado da Escola de Comunicações e Artes da USP. “Eu acredito que suas adversidades são sua vantagem, e Carmine Gallo compartilha essa filosofia. Em Storytelling – Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, ele nos mostra que superar desafios definitivamente é o material com o qual grandes histórias e grandes sucessos são feitos.” – Darren Hardy, editor da Success Magazine e do The New York Times e autor do best-seller The Entrepreneur Roller Coaster. “Este é um livro inspirador. Carmine Gallo apresenta aqui histórias de 37 homens e mulheres que inspiraram muitas pessoas por meio das palavras.”– Joel Osteen, celébre pastor dos EUA, um dos personagens de Storytelling – Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança. “Palestrantes! Vocês simplesmente precisam ler o novo livro de Carmine Gallo. É demais!” – Chris Brogan, CEO do Owner Media Group e autor best-seller do The New York Times.

 

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Capa do livro Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marcaStorybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca

Donald Miller, autor best-seller do New York Times , usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios. Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. “StoryBrand” faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais. Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, “StoryBrand” transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.

 

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