A pré-produção de vídeos é uma etapa muito importante para a produção de vídeos, sejam eles para internet, TV ou para um clipe musical, afinal, esta etapa está diretamente atrelada ao resultado final.

 

De modo geral, podemos dizer que a pré-produção audiovisual é necessária para evitar problemas futuros e a necessidade de retrabalhar tudo novamente caso haja alguma falha.

 

Hoje vamos te contar um pouco mais a fundo o que é pré-produção e porque ela é tão importante para sua empresa.

 

Entenda mais o que é pré-produção

 

“Luz, câmera, ação”, certamente você ouviu falar esta frase por aí, não é  mesmo? Uma das frases mais famosas para representar a produção audiovisual, ela já esteve presente em paródias, animações e diversos filmes.

 

Mas antes de poder falar esta famosa frase no mundo da produção de vídeos, é importante estar com tudo organizado para que o trabalho saia como o planejado. Para isso, a produção audiovisual deve ser dividida em 3 partes: pré-produção, produção e pós-produção.

 

Embora todas elas sejam importantes, nosso assunto de hoje é focado na pré-produção, ou seja, tudo que antecede a produção de vídeos.

 

Independente do nível de profissionalização do vídeo, esta etapa é fundamental para garantir o máximo de alinhamento para que tudo saia como o planejado. Caso contrário, tudo terá que ser refeito, gerando ainda mais gasto e trabalho.

 

Além disso, a maioria das empresas tem buscado o uso do audiovisual como uma forma de alavancar suas vendas, sendo assim, a pré-produção garante um resultado final de qualidade superior, sendo capaz de gerar ainda mais visualização, atraindo o público e gerando compartilhamento.

 

Quais as etapas da pré-produção de vídeo?

 

Durante a pré-produção são feitas as visitas técnicas aos locais onde a filmagem irá acontecer, além disso, é onde ocorre a contratação dos técnicos e apresentadores. Além disso, esta etapa ajuda a decidir quais os equipamentos necessários e a elaboração do roteiro.

 

Sendo assim, podemos garantir que a pré-produção envolve diversas etapas, incluindo as revisões do que já foi feito. Que tal saber um pouco mais sobre essas etapas?

 

Seleção de elenco:

 

Antes de qualquer coisa, o elenco deve ser escolhido com relação ao que o cliente deseja passar, se é um conteúdo de época, mais jovem, mais formal ou com atores mais experientes. Também é importante considerar os figurantes e apresentadores, caso seja um vídeo institucional.

 

Produção e finalização do roteiro:

 

O roteiro é crucial para saber o que será produzido, mas nem sempre ele precisa ser feito totalmente nesta parte do processo.Mesmo assim, é fundamental que exista ao menos um pré-roteiro pronto para toda a produção entender o que necessita ser feito.

 

Visitas Técnicas:

 

As visitas técnicas são necessárias para garantir a disponibilidade do local, assim como a autorização para as gravações, além disso, nelas são consideradas as possibilidades de gravação no local, as condições de iluminação e ruído. Mesmo nos estúdios com chroma key, um especialista deverá avaliar as dificuldades e o que será necessário de equipamentos para a produção.

 

Equipe e equipamentos:

 

Algumas empresas já possuem estúdios próprios ou contratam produtoras, no entanto, ainda assim é necessário procurar por um ou outro profissional que atue em um ramo específico da produção audiovisual. Além disso, na maioria dos casos é preciso alugar equipamentos a mais, por isso é sempre importante avaliar os equipamentos existentes e o que será necessário.

 

Preparação técnica:

 

A equipe precisa revisar toda a disponibilidade e as condições para o preparo dos equipamentos. Além disso, é importante considerar a logística, deslocamento, horários e outros detalhes, como as baterias, cartões de memória, limpeza das lentes, tripé, checagem de cabos, etc.

 

Pode não parecer, mas o mínimo problema poderá acarretar em tudo que já foi feito anteriormente.

 

Por que todos estes cuidados são importantes para a sua empresa?

 

Não é de hoje que os vídeos tem se tornado uma das ferramentas mais utilizadas na internet, segundo o diretor geral do Youtube no Brasil, a tendência é que o consumo de vídeos seja capaz de ultrapassar o da TV tradicional.

 

Quem usa bastante as redes sociais já deve ter percebido que elas têm se desenvolvido cada vez mais em torno dos vídeos, isso tudo vem ganhando ascensão conforme o sucesso lançado pelo Snapchat e com a adesão do Stories e do Reels do Instagram.

 

Mas isso não acontece à toa, o estímulo visual de um vídeo é muito mais atrativo do que a leitura de um texto,  além de ser mais fácil de ser consumido. Isso acontece porque, de certa forma, os vídeos são mais educativos e conseguem passar mais informações rapidamente do que um texto.

 

Graças a isso, as pessoas passaram a produzir mais conteúdo visual, o que tornou milhares de pessoas o que chamamos de “influencers”. Essas pessoas tiveram a ideia de expor seus conhecimentos ou pontos de vida no youtube e conforme seus vídeos foram evoluindo, acabaram se tornando as novas personalidades famosas, porém, no mundo online.

 

Mas afinal de contas, o que tudo isso tem a ver com a pré-produção? Simples, a InsightSamba realizou uma pesquisa entre os produtores de vídeo no Brasil, com o intuito de compreender a produção e a divulgação de vídeos no cenário nacional, recebendo mais de 2000 pessoas, onde 48,7% já produziam vídeos.

 

Essa pesquisa mostrou que 60% dos produtores participantes, fazem vídeos focados na área de marketing, negócios e vendas. E isso faz todo sentido, afinal, as empresas começaram a perceber que usar a produção audiovisual pode ser mais atrativo para o público.

 

Mas para que todo este planejamento dê certo, é importante contar com a etapa de pré-produção de vídeo, afinal de contas, precisamos considerar que os vídeos podem ser muito funcionais, mas não estão entre as peças publicitárias mais baratas.

 

Além disso, existe toda a diferença entre produzir um vídeo amador e um vídeo regado de conhecimento profissional. Um vídeo mais elaborado se torna ainda mais atrativo e aumenta as chances de ser compartilhado.

 

Como explicamos no texto Por que você, sua empresa ou organização social, precisam de uma produção audiovisual profissional para se destacar e crescer sua marca?” os vídeos não são capazes de apresentar o histórico da sua empresa, mas uma produção de qualidade, pode ser percebida com facilidade.

 

Automaticamente, o espectador conseguirá saber se a sua empresa tem qualidade ou não, uma vez que os acabamentos profissionais dos vídeos demonstram todo o cuidado e a qualidade do material produzido.

 

Com isso, as chances de engajamento aumentam, chamando mais a atenção do cliente para o conteúdo, gerando compartilhamento e consequentemente aumentando os objetivos pelos quais o vídeo foi elaborado.

 

Você gostaria de se aprofundar sobre conteúdo audiovisual online? A gente da Matulão indica alguns livros de processo de produção audiovisual e mídias sociais que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Inovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidadeInovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidade

A maioria das empresas aborda a inovação como se fosse uma atividade secundária. De vez em quando, os funcionários são enviados para a “Ilha do Brainstorm”: um local fora da empresa repleto de palestras da moda, workshops criativos e palestrantes excessivamente entusiasmados. Contudo, depois de voltar, eles tratam de fazer as coisas como sempre fizeram. Os especialistas em inovação Paddy Miller e Thomas Wedell – Wedellsborg sugerem uma abordagem melhor. Eles recomendam que os líderes em todos os níveis se transformem em “arquitetos da inovação”, criando um ecossistema no qual as pessoas adotem comportamentos fundamentais para a inovação como parte do seu trabalho diário.

Comprar agora

 

Capa do livro Orçamento Empresarial - Novos Conceitos e TécnicasOrçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas

Orçamento empresarial é uma ferramenta de controladoria e contabilidade gerencial. “Orçamento empresarial – novos conceitos e técnicas” aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta as técnicas necessárias para sua implantação – incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento como custeio ABC, o e a gestão de riscos.

 

Comprar agora

 

Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

Comprar agora

 

Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

compre agora