De uns tempos para cá, os vídeos para estratégia de conteúdo vem se tornando fundamentais nas ações de marketing, afinal de contas, isso não passa dos efeitos das transformações digitais que estão ocorrendo o tempo todo ao nosso redor.

 

Com essa mudança nos hábitos de consumo da população, a produção de conteúdo para marketing teve a necessidade de ser readaptada, fazendo com que cada marca ou empresa fosse capaz de explorar os formatos de conteúdos que mais impactam em suas vendas.

 

Mas para a surpresa de todos, de acordo com dados da ComScore, 91% dos internautas consomem vídeos online no Brasil, sendo a maior taxa de toda a América Latina, ou seja, usar vídeos em suas estratégias podem fazer muita diferença nos resultados.

 

Com base nisso, trouxemos um conteúdo recheado de informações para você conhecer o que é, e qual a importância de usar o vídeo marketing para os seus negócios. Continue lendo!

 

Videomarketing: Formatos, possibilidades e benefícios

 

O videomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital, ou seja, uma forma de encantar o cliente fazendo com que ele passe por todas as etapas da “jornada do comprador” até concluir a compra de determinado produto ou serviço.

 

Sendo assim, o uso de vídeos para as estratégias online podem ser realizados em diferentes formatos e canais, sendo uma alternativa extremamente flexível, podendo ser adequada de acordo com a estética da empresa.

 

Conheça brevemente algumas opções:

 

  • Vídeos explicativos: costumam ter uma curta duração, geralmente têm como objetivo explicar ou falar mais sobre um produto ou serviço que possa interessar ao cliente.
  • Vlogs: são formatos de vídeos publicados no blog da loja, redes sociais ou canais do youtube, podem trazer apresentação de produtos, serviços ou um conteúdo variado, assim como o tempo de duração.
  • Entrevistas com especialistas em um determinado assunto que seja relevante para o público-alvo da marca.
  • Apresentações e comunicados: vídeos que costumam trazer um ar “oficial” e “corporativo”, onde geralmente são usados para anunciar novidades ou mudanças na loja.
  • Tutoriais, avaliações e demonstrações de produto: são formatos que funcionam muito bem quando feitos em parceria com algum influencer famoso.
  • Gravações de transmissões ao vivo, as famosas “lives”, são formatos simples, mas que funcionam perfeitamente e podem trazer inúmeros conteúdos.
  • Depoimentos de clientes que estão satisfeitos com o produto, mostrando seu método de uso e preferências.
  • Anúncios em vídeo.

 

Bacana, né? Agora que você captou a ideia do uso de vídeo para o marketing, que tal entender o porquê dos vídeos serem tão recomendados.

 

O poder do vídeo para as pessoas e claro, para o marketing

 

Os vídeos estão presentes em grande parte do dia das pessoas, seja na internet, na TV ou em tokens de propagandas espalhados pelas metrópoles. Além disso, praticamente todas as redes sociais já contam com um completo formato de vídeo com a ideia de reter a atenção das pessoas e gerar entretenimento.

 

Partindo deste ponto de vista, as marcas começaram a perceber que os vídeos poderiam gerar muito mais do que apenas entretenimento para seus clientes, mas também gerar aprendizado, passar confiança e causar interesse  — ou seja, ele era capaz de atrair o público e transformar a relação do cliente com a marca.

 

Segundo o Think With Google, cerca de 55% das pessoas usam vídeos na hora de determinar suas compras, além disso, mais de 50% dos compradores online usam o vídeo para decidir sobre determinado produto ou marca.

 

Outra pesquisa do Youtube, afirma que 87% das pessoas já compraram algo após assistirem um vídeo na plataforma.  Ou seja, os vídeos já estão inseridos na jornada de compra das pessoas, mas o uso de vídeos vai além disso, afinal, ele fortalece a marca e é capaz de melhorar a percepção que o público tem sobre ela.

 

No final de 2020, a TIC Domicílios 2019 fez um levantamento mostrando que os brasileiros estão consumindo cada vez mais conteúdos em formato de vídeos, este é um traço muito comum na Classe A, onde 87% das pessoas assistem vídeos todos os dias, além disso, as classes D e E somam 65%.

 

Outro dado relevante é o fato de que 73% dos brasileiros têm o hábito de compartilhar conteúdos de terceiros em suas redes sociais ou com amigos próximos. E é óbvio que isso faz diferença nas campanhas de marketing, especialmente se os vídeos forem a base de conteúdo de qualidade e informativo.

 

Mas afinal, porque eu devo investir em vídeo marketing?

 

Você pode encontrar a resposta para esta pergunta em uma série de outros textos da Matulão, como por exemplo em Por que você, sua empresa ou organização social, precisam de uma produção audiovisual profissional para se destacar e crescer sua marca?, mas a resposta pode ser mais simples: porque o vídeo marketing está crescendo.

 

Outro dado importante que nos ajuda a compreender melhor este acontecimento, é um levantamento realizado pela Wyzowl e divulgado pelo coletiva.net em agosto de 2020.

 

Estes dados demonstram que 66% dos consumidores preferem assistir a um conteúdo em vídeo do que ler um texto sobre o mesmo assunto. O que vem apresentando um aumento na demanda de vídeo conteúdos para empreendedores e marcas interessadas em estratégia.

 

Graças a isso, as redes sociais também passaram a se movimentar, abrindo cada vez mais espaço para a indexação de conteúdos audiovisuais nas plataformas. No instagram, por exemplo, 75% dos usuários afirmam já terem comprado algo após assistir os vídeos.

 

Já no Linkedin, rede social focada para o meio corporativo, as campanhas de vídeo marketing chegaram a ter 82% de visualização, sendo uma ótima forma de usar a rede para impulsionar a sua empresa.

 

Gostou dessas dicas? Continue atento às novas publicações da Matulão!

 

Você gostaria de se aprofundar sobre vídeo marketing como estratégia para negócios? A gente da Matulão indica alguns livros que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Marketing 4.0Marketing 4.0

Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

Compre agora

 

Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

Comprar agora

 

Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

compre agora

 

 

Capa do livro Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marcaStorybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca

Donald Miller, autor best-seller do New York Times , usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios. Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. “StoryBrand” faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais. Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, “StoryBrand” transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.

 

Compre agora