Já não é mais segredo que os vídeos para marketing são uma ótima estratégia para aumentar as visualizações do site e o engajamento, afinal, ele possibilita maior alcance de conteúdo e compartilhamentos.

 

Por serem um tipo de conteúdo fácil de consumir, as últimas pesquisas apontam que 63% das empresas já apostam neste tipo de material nas suas redes sociais e sites, utilizando os vídeos de diversas formas, como citamos emPor que usar vídeos em sua estratégia de marketing de conteúdo?.

 

Isso acaba gerando maior alcance de conteúdo, fazendo com que diversas pessoas tenham acesso às informações que estão sendo passadas devido a facilidade de consumir conteúdos. Além disso, os vídeos costumam ser bem mais didáticos quando se trata de determinados assuntos.

 

O vídeo como estratégia de marketing é muito eficiente, apresentando uma mudança considerável em 83% das empresas que buscam oferecer este tipo de conteúdo, ajudando a manter o ROI superior a outras ações de marketing.

 

Mas afinal de contas, quais são as principais razões para incorporar vídeos às ações de marketing? Continue lendo nós vamos te contar tudo que sabemos sobre o tema!

 

Vídeo é uma das formas de conteúdo mais consumidas

 

As últimas pesquisas da ComScore afirmam que pelo menos, 91% dos internautas consomem vídeos online no Brasil, o que obviamente ajuda a gerar ainda mais engajamento.

 

Este formato de conteúdo está entre os preferidos das pessoas que procuram se informar sobre determinados produtos ou serviços, especialmente antes de adquiri-los. Isso é um dos pontos que faz os tutoriais e resenhas serem tão acessados.

 

Isso acontece porque na maioria dos casos, os vídeos são capazes de facilitar a compreensão, trazendo informações de uma forma mais clara e objetiva, o que faz com que o cliente se sinta mais atraído em fechar a compra após ter suas questões respondidas.

 

Outra coisa que faz os vídeos serem consumidos na web é a capacidade que este conteúdo tem de viralizar, atingindo uma diversidade de pessoas, obtendo maior alcance. Como se isso já não bastasse, os vídeos podem ser compartilhados de pessoa em pessoa, ampliando ainda mais seu público.

 

Aumento de vendas e conversões

 

Usar o Videomarketing é uma das formas de aumentar as conversões em até 80%, segundo a HubSpot, fazendo com que as pessoas sejam facilmente encaminhadas até o final do funil. Segundo os dados da Webtrends, 74% dos usuários que assistiram a vídeos, acabaram comprando os produtos.

 

Embora os vídeos não sejam a opção mais barata de criação de conteúdo, eles ajudam e muito as empresas a terem um bom retorno de investimentos, o famoso ROI.

 

Além disso, o Campaign Monitor descobriu que adicionar vídeo a seus e-mails pode aumentar CTR em até 96%. Normalmente, a CTR é de 2% a 3%, ou seja, os clientes clicam mais nos e-mails que apresentam algum conteúdo em vídeo.

 

 

Gerador de confiança

 

Comprar alguns tipos de produtos sem conhecer direito os seus benefícios ou a marca que está envolvida com eles pode ser uma cilada, por isso, os vídeos são capazes de ajudar os consumidores a ganharem mais confiança em suas compras.

 

Isso acontece porque os vídeos criam laços a longo prazo, sem a necessidade de ficar sempre vendendo o mesmo peixe, apenas fornecendo as informações necessárias e úteis para que elas se interessem pelo produto.

 

Aumenta o tempo que o cliente permanece no site

 

Manter o cliente mais tempo no site é muito importante para diminuir a taxa de saída e melhorar a conversão e ter vídeos no seu site é capaz de proporcionar esta “melhoria”.

 

Além disso, os vídeos são capazes de promover o tráfego orgânico para o site, fazendo com que as pessoas consigam acessá-lo sem a necessidade de anúncios, afinal, ele ficará mais bem ranqueado nas buscas por não aparecerem como publicidade.

 

Outro ponto a levar em consideração, é que quanto mais tempo as pessoas passam olhando seu site, mais será a otimização do mesmo para que a empresa seja capaz de crescer de maneira natural, proporcionando uma economia e maior rentabilidade, uma vez que não será necessário tanto gasto com publicidade.

 

Aumenta o engajamento em até 1200%

 

A Digital Informational Worldos alega que os vídeos podem aumentar a taxa de engajamento nas redes sociais em até 1200%. Isso acontece porque os conteúdos favoritos dos clientes nas redes sociais são capazes de segurar a atenção das pessoas por mais tempo, além de gerar o compartilhamento.

 

Graças a isso, nas redes sociais os vídeos são uma das plataformas que mais geram interação, sendo estas as curtidas, compartilhamentos, comentários ou arquivamento, o que ajuda a elevar o engajamento.

 

Google prioriza conteúdos em vídeo

 

Os vídeo conteúdos fazem com que as pessoas fiquem mais tempo no site, correto? Exato, e isso é capaz de gerar mais confiança no conteúdo oferecido e na marca que o está oferecendo. Tudo isso, sinaliza uma certa confiança também aos mecanismos de pesquisa, afinal, ele identifica o conteúdo como de qualidade.

 

Os vídeos aparecem mais nos celulares

 

Hoje em dia os celulares são uma das principais ferramentas online além de estarem na mão da maioria da população durante grande parte do dia, e é claro, que isso faz com que os vídeos e os “gadgets” estejam sempre lado-a-lado.

 

O próprio Youtube afirma que o consumo de vídeos via dispositivos móveis aumenta em torno de 100% a cada ano que passa, isso ocorre porque as pessoas gostam de assistir vídeos também fora de casa, aumentando ainda mais o número do público adepto ao vídeo.

 

Já o Google, afirma que os usuários de celulares tem duas vezes mais chances de sentir uma conexão com as marcas através de conteúdo em vídeo do que os telespectadores, além de 1,4 vezes mais que os internautas de computadores. Pode não parecer, mas no final, isso faz uma grande diferença!

 

Agora que você já sabe que os vídeos podem ser muito importantes para alavancar as vendas da sua empresa, que tal vir conhecer a Matulão e saber mais sobre o que podemos fazer para te ajudar a conquistar seus objetivos? Vem!

 

Você gostaria de se aprofundar sobre vídeo marketing como estratégia para negócios? A gente da Matulão indica alguns livros que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Marketing 4.0Marketing 4.0

Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

Compre agora

 

Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

Comprar agora

 

Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

compre agora

 

 

Capa do livro Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marcaStorybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca

Donald Miller, autor best-seller do New York Times , usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios. Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. “StoryBrand” faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais. Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, “StoryBrand” transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.

 

Compre agora