Nos últimos textos, focamos em falar mais sobre os benefícios do vídeo para as estratégias de marketing digital. E os motivos para que ele tenha sido a ferramenta preferida entre as empresas são inúmeras.

 

As estratégias de vídeo ajudam a melhorar  a comunicação entre o cliente e a empresa, além de colaborar com a atração, retenção e retorno, de quem está interessado em algo sobre a marca.

 

Pensando nisso, hoje vamos trazer um conteúdo mais focado no que os dados nos dizem sobre as estratégias de marketing que utilizam recursos audiovisuais, para te ajudar a se inspirar e fazer mais uso deste tipo de conteúdo.

 

Vem com a gente para saber mais!

 

Conheça os impactos do vídeomarketing

 

De acordo com um relatório publicado pela Wyzowl, 96% das pessoas já assistiram um vídeo explicativo para conhecer mais sobre determinado produto ou serviço, e 79% delas acabaram convencidas de comprar.

 

Isso acontece porque a aplicação de vídeos no marketing digital é uma estratégia sensacional e que vem conquistando sucesso entre os usuários da rede, sejam eles empresas ou clientes.

 

Os vídeos são capazes de proporcionar um conteúdo mais interativo, se tornando um cenário cada vez mais positivo para quem busca ser reconhecido através do marketing digital.

 

Graças a isso, o uso desta tecnologia vem aumentando, e a expectativa é que os conteúdos audiovisuais ganhem ainda mais destaque nos próximos anos. De acordo com gráfico da Insider Intelligence, as receitas de vídeos por assinatura vem subindo mais a cada dia:

 

Em 2022 a expectativa é que as receitas aumentem, chegando a US $ 121,72 bilhões. Se formos condiderar este período de crise mundial por conta da pandemia de Covid-19, os números dos últimos anos (2020-2021) podem ser impressionantes.

 

Já quando levamos em conta os dados do Youtube, é possível notar que mais de 2 bilões de novos usuários visitam a plataforma todos os meses, assistindo cerca de mais de 1 bilhão de vídeos por hora!

 

Bem, acho que estes números já comprovam que investiver em audiovisual vale a pena para o seu negócio, né? Mas calma, os dados não param por aí, afinal, se o seu maior desafio é prender a atenção do consumidor e gerar vendas, que tal conhecer mais dados sobre isso?

 

Veja dados sobre conversões, vendas e ROI

 

Quando se trata de aumentar as taxas de conversão e as vendas, sabemos que o assunto complica, afinal, esta tarefa está longe de ser fácil, apesar de ser a principal meta dos profissionais de marketing.

 

No entanto, para a nossa surpresa, com um único conteúdo poderíamos conseguir conquistar este “boom” nas vendas. E adivinha como? Pois é, com o vídeo!

 

Segundo os dados da Hubspot e da Insivia, a taxa de conversão em páginas de entrada com vídeo pode ser de até 80%. Além disso, a geração de leads também é um desafio que pode ser resolvido com o uso de tecnologia audiovisual no marketing.

 

Segundo o relatório da Wyzowl, em 2020, 83% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo os ajudou a gerar leads, assim como os emails, que tem um aumento de 2 a 3x maior quando contém vídeos.

 

O mesmo relatório da Wyzowl afirma que 93% das marcas conquistaram um novo cliente por causa de um vídeo nas redes sociais, isso porque de acordo com a Hubspot, 90% das pessoas acreditam que assistir a um vídeo pode ajudar a decidir a compra. Bacana, né?

 

É claro que tudo isso tem feito aumentar a procura por tecnologias de videomarketing, em meados de 2015, os vídeos já eram usados, no entanto, a maioria dos profissionais ainda não acreditava que eles poderiam gerar um bom ROI.

 

A grande surpresa é que este número começou a dobrar e a partir daí, se apresentaram cada vez maiores. Em 2020 88% dos especialistas na área já aprovaram os vídeos como um conteúdo positivo para o aumento do ROI.

 

Viralização e compartilhamento

 

De acordo com a Simply Measured, os vídeos podem ser compartilhados 1200% quando comparados a outras formas de conteúdo, afinal, ele pode garantir um diferencial no mercado, uma vez que nem todas as empresas ainda usam este formato.

 

Mas é claro que isso não é um alerta pera deixar outras mídias de fora, pelo contrário, vale a pena trabalhar com um pouco de tudo, mas se concentrar mais no audiovisual.

 

A personalização de vídeos é o que mais chama a atenção no momento, o que pode fazer os “marketeiros” levarem em consideração, afinal, 72% dos consumidores adoram receber mensagens personalizadas. Já 60% dos profissionais de marketing consideram a personalização uma ótima estratégia para melhorar a qualidade de leads.

 

Afinal, a personalização permite a construção de um relacionamento com o público, oferecendo experiências adaptadas a eles.

 

Vídeos interativos fazem a diferença!

 

Um dado da Semrush aponta que  43% de usuários preferem vídeos interativos que os permitam escolher as informações que eles querem ver.

 

Essa tendência vem se tornando cada vez mais famosa, especialmente depois das apostas interativas da Netflix, como ocorreu com o filme Black Mirror: Blandersnech, por exemplo.

 

Mas com as tecnologias cada vez mais modernas, clicar em qualquer objeto no vídeo será cada vez mais possível, gerando maior facilidade na compra ou pesquisa sibre determinadas coisas.

 

Vídeos curtos atraem mais pessoas?

 

Muito se fala sobre conteúdos pequenos e a capacidade de atrair a atenção do usuário, no entanto, os dados afirmam que com os vídeos não necessáriamente é assim. Embora os vídeos curtos sejam mais simples, os mais longos podem ser mais detalhados.

 

Em meados de 2017, cerca de 80% dos vídeos tinham menos de cinco minutos de duração,mas eles eram responsáveis por menos de um terço do engajamento geral do conteúdo em vídeo.

 

Já os vídeos com 15 minutos ou mais trouxeram 50% do engajamento do público. Isso ocorre porque um usuário médio pode passar 88% mais tempo em um site com conteúdo de vídeo, afinal, os maiores vídeos podem ajudar a manter as pessoas interessadas no conteúdo.

 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer a Matulão e venha fazer seu orçamento de vídeomarketing conosco!

 

Você gostaria de se aprofundar sobre vídeo marketing como estratégia para negócios? A gente da Matulão indica alguns livros que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Marketing 4.0Marketing 4.0

Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

Compre agora

 

Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

Comprar agora

 

Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

compre agora

 

 

Capa do livro Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marcaStorybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca

Donald Miller, autor best-seller do New York Times , usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios. Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. “StoryBrand” faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais. Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, “StoryBrand” transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.

 

Compre agora