O orçamento da produção audiovisual se encaixa dentro do período que chamamos de pré-produção, afinal, para produzir um vídeo é necessário equipamentos, produtores e em alguns casos, atores.
Para que a produção de vídeo seja eficiente, é necessário saber o quanto de verba será necessário investir, por isso o orçamento deve ser feito com folga e de preferência em uma das primeiras etapas de produção.
O que é orçamento de projeto audiovisual?
O orçamento de um projeto audiovisual deve conter uma relação de todos os insumos, equipamentos, serviços, atores, funcionários e insumos que serão utilizados durante a execução do projeto.
Pensar em fazer um orçamento pode até parecer simples, no entanto, esta tarefa exige dedicação, paciência e bastante tempo, afinal, é necessário se atentar ao orçamento para que não ocorram surpresas e gastos extras.
A criação de um projeto audiovisual passa por diversas etapas e para que o orçamento seja criado, é necessário ter em mente um pré-roteiro do que será feito.
O que saber antes de fazer um orçamento de vídeo?
Com o decorrer dos anos, as mídias ganharam ainda mais visibilidade e graças a tecnologia e a ascensão da internet como meio de comunicação, os vídeos passaram a se tornar cada vez mais comuns.
Inclusive, com o aumento do uso das mídias sociais pela “indústria da publicidade”, o audiovisual tornou- se mais dinâmico e acessível para promover as empresas.
Como se isso não bastasse, a cada ano que passa as redes sociais crescem e ganham mais visibilidade, além de sofrerem modificações consideráveis.
Depois da aposta lançada dos Stories do Instagram, em 2016, que permitia a publicação de fotos e vídeos rápidos, durante a pandemia de 2020 a moda veio com o Reels, uma modalidade capaz de garantir ainda mais interação entre consumidores e marcas.
Outra plataforma que tem conquistado os usuários da internet é o TikTok, lançado em 2017, o APP chegou ao Brasil em 2019 e tem ganhado cada vez mais adeptos, com isso, as marcas também se sentiram forçadas a aderir.
No entanto, mesmo que para pequenas produções, existe um custo e muitos empresários e influencers se preocupam com o orçamento da produção online. Contudo, é preciso buscar a saída para que o orçamento caia no bolso sem perder a essência da mensagem.
Enquanto muita gente acredita no velho ditado de que “o barato sai caro”, quando se trata da produção audiovisual para mídias sociais, o custo alto não garante qualidade e nem o custo mais baixo, um vídeo ruim.
Basta saber se adequar aos objetivos do vídeo que o cliente deseja e buscar a melhor forma de fazer com que a verba disponível caiba no projeto.
Aprenda a elaborar um orçamento de forma adequada para que todo mundo saia com projeto pronto e sem dor no bolso!
Foque na realidade:
Seja realista e sincero com o cliente quanto às expectativas do vídeo com relação aos gastos. Não prometa grandes produções se a verba for baixa.
As tecnologias estão cada vez mais acessíveis, no entanto, ainda existem certos limites que não podem ser alcançados com baixos orçamentos. Neste caso, é importante saber lidar com a situação e oferecer soluções criativas e inovadoras.
Você já ouviu falar que a melhor maneira de solucionar uma questão é conversando? Pois bem, converse com o cliente e seja sincero quanto a produção de vídeo que ele deseja.
Não deixe de informar quando a ideia sai mais cara, se o cliente aceita pagar mais, ótimo, caso contrário, explique a situação e busque novas formas de alcançar o objetivo.
Tenha uma média de quais são os valores envolvidos:
Alguns dos custos envolvidos em uma produção de vídeo não são muito óbvios para o cliente e isso deve ser levado em consideração na hora de apresentar a proposta à empresa.
Por exemplo, imagine que para fazer um Reels sobre uma marca de pasta de dente, a empresa quer que apareça um casal brigando pelo uso da pasta de dente pela manhã.
Neste caso, para a elaboração do orçamento de vídeo, a empresa terá que ter um local para gravação (banheiro), dois atores, roupas, maquiagem, escovas de dente, iluminação, equipamentos, etc.
No entanto, é muito comum que a empresa foque apenas no custo de equipamentos, locação e atores. Mas ainda há os custos de orçamento para vídeo institucional de produtores, programação, roteiro, edição de vídeo, logística, etc.
Portanto, é fundamental ter tudo especificado e colocado na proposta que será enviada para a empresa, assim não surgem dúvidas e menos ainda problemas no futuro!
Decida qual vai ser o formato do vídeo:
Quanto mais os meios de comunicação crescem, mais modalidades de vídeo aparecem. Hoje existem diversos formatos de vídeo: faça você mesmo, discurso do dono ou treinador, vídeo de incentivo, de influencer, institucional, de apresentação, animação, etc.
E é óbvio que cada um deles tem um orçamento diferenciado! Por exemplo, orçamento de vídeo institucional um vídeo de Stop Motion é diferente de uma animação convencional. Sendo assim, é uma boa ideia apresentar todos os formatos para a empresa e seus respectivos orçamentos.
Apresentar opções de formato e as técnicas podem ser uma ótima forma de otimizar o trabalho e garantir um resultado acessível e dentro dos custos esperados pela empresa.
Faça uma proposta completa!
Na hora de apresentar a proposta de um projeto audiovisual, tenha o cuidado de abordar todos os detalhes possíveis para evitar confusões posteriores!
A maioria dos problemas de custos x orçamento vem devido a má comunicação e apresentação do projeto, sendo necessário uma adaptação posterior que pode sair mais caro.
Além disso, tenha tudo especificado, afinal, o cliente nem sempre tem conhecimento técnico em audiovisual, portanto é necessário especificar todos os termos da proposta, as etapas do processo, a equipe de profissionais e os custos envolvidos.
Uma boa forma de fazer isso, é através de uma planilha de necessidades e gastos. Outra dica essencial, é saber adequar a qualidade do vídeo com a mensagem a ser transmitida. Isso demanda criatividade e faz diferença na vida do produtor.
Você gostaria de se aprofundar sobre conteúdo audiovisual online? A gente da Matulão indica alguns livros de processo de produção audiovisual e mídias sociais que contribuem para o crescimento de sua marca.
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