Os vídeos tem se tornado uma grande tendência do marketing digital e graças a isso, eles têm ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. As produtoras de vídeo são importantes para a elaboração de apresentações institucionais, comunicação interna ou externa.

 

No entanto, nem todas as empresas contam com uma equipe especializada em todos os formatos de vídeos necessários, por isso, contratar uma uma produtora audiovisual tem se tornado uma opção cada vez mais recorrente.

 

O grande problema, é que a escolha de uma produtora de vídeo errada pode acabar se tornando uma cilada, resultando em trabalhos com qualidade inferior, atrasos na entrega dos materiais ou até mesmo divergências das mensagens que deveriam ser passadas ao expectador.

 

Pensando nisso, nós da Matulão selecionamos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher uma produtora de confiança e qualidade para as suas produções de vídeo.

 

Vale a pena contratar uma produtora de vídeo?

 

A produção audiovisual pode até parecer um processo simples e fácil, no entanto, isso não passa de um engano, afinal, fazer a produção de um vídeo exige diversos tipos de conhecimentos, seja para a elaboração de um roteiro ou para captar e transmitir a mensagem necessária ao espectador de forma clara e objetiva.

 

No texto Por que você, sua empresa ou organização social, precisam de uma produção audiovisual profissional para se destacar e crescer sua marca? contamos um pouco sobre a necessidade de uma produtora para a elaboração de vídeos profissionais e sem amadorismo, o que garante maior engajamento e visibilidade, além de aumentar a veiculação e passar credibilidade.

 

Ou seja, se você ainda tem dúvidas se vale a pena contratar uma produtora, saiba que sim, vale muito apena, afinal, uma produtora audiovisual também irá lhe garantir maior economia de tempo, uma vez que os vídeos precisam ser editados, remasterizados, é necessário cuidado com iluminação e posicionamento de câmeras.

 

Além disso, para criar um vídeo é necessário equipamentos e nem todas as empresas têm à mão tudo que será necessário. Sendo assim, a produtora vale a pena porque te ajuda a economizar em infraestrutura, mantendo a qualidade na entrega.

Portanto, contar com o auxílio de uma produtora de audiovisual, é uma das formas de executar o trabalho com maior expertise, fazendo com que o conteúdo transmitido tenha qualidade.

 

Veja os cuidados necessários para escolher uma produtora de vídeos

 

Agora que já sabemos que vale a pena investir em uma produtora de vídeos, é importante garantir a escolha de uma produtora de qualidade e com uma ótima reputação.

 

Conheça a empresa

 

A primeira coisa fundamental na hora de escolher e bater o martelo em uma produtora para audiovisual é conhecer a empresa. Veja de onde ela é, como ela foi criada, quais trabalhos ela já realizou.

 

Para escolher uma empresa de audiovisual é fundamental conhecer a reputação dela, saber se ela realmente tem qualidade em suas produções, oferecendo produtos de excelência aos clientes.

 

Afinal, ninguém quer uma empresa que não cumpre o que promete, que possui atrasos na entrega ou oferecem produtos inferiores. Considere que dependendo do tipo de vídeo desejado, podem existir atrasos, no entanto, leve em conta os imprevistos.

 

Além disso, uma das estratégias para saber se a produtora vale o seu investimento, é conferir o portfólio da empresa e quais os clientes que já foram atendidos. Além disso, lembre-se que nem sempre tempo é sinônimo de qualidade. Uma empresa que está há 10 anos no mercado, pode não ser tão boa quanto uma mais recente e vice versa.

 

Avalie a solidez da produtora

 

Existem milhares de empresas atuantes no mesmo ramo, elas podem investir em tecnologia, possuem uma sede e já estão há mais tempo no mercado. Isso pode ser relevante na hora de contratar.

 

É claro que o tempo de atividade da empresa pode até ser irrelevante, mas vale a pena ser considerado junto com os trabalhos que foram realizados por ela. Uma empresa recente pode fazer um ótimo trabalho e cobrar um valor aceitável. Assim como uma empresa atuante há mais de 10 anos pode cobrar caro e fazer um serviço “meia boca”.

 

Faça vários orçamentos e compare

 

Antes de concordar e contratar uma produtora, faça uma estimativa dos valores pedidos e conheça outras empresas que fazem o mesmo trabalho. Isso certamente irá ajudar na hora determinar se o capital que você tem será necessário para financiar a produção desejada.

 

Lembre-se que valor nem sempre quer dizer qualidade, no entanto, desconfie de valores muito abaixo da média, afinal, isso pode ser sinal de amadorismo ou baixa qualidade no serviço oferecido.

Na hora de fazer um orçamento, garanta que todas as produtoras receberão o mesmo briefing, isso irá garantir um orçamento detalhado e correto, que será mais fácil considerar na hora de fechar o acordo.

 

Ao receber as propostas, é possível fazer um comparativo e até mesmo passar para as outras produtoras avaliarem o que acham destas propostas concorrentes, afinal, o orçamento pode ajudar a abrir as mentes e melhorar a qualidade do produto final.

 

Verifique a perspectiva de acordo com o seu desejo

 

O processo de produção de audiovisual deve garantir que o conteúdo seja capaz de espelhar os valores e a visão da marca ou da empresa. Sendo assim, é importante escolher uma empresa que ofereça uma perspectiva semelhante à que foi orientada, isso garante que os objetivos do vídeo sejam alcançados com maior facilidade.

 

Se você não entende muito bem desse tipo de coisa, fique tranquilo, a produtora deverá informar tudo certinho o que poderá ser feito e como esta produção de vídeo pode atingir o objetivo necessário passando a mensagem essencial.

 

Além disso, a produção de vídeo não pode ser baseada em insistência ou em uma tentativa de empurrar formatos que o cliente não deseja ou não tem afinidade. Portanto, evite produtoras que seguem tabelas de preços sem conversar com você sobre a melhor proposta para o trabalho.

 

Outra dica infalível é evitar produtoras que pedem que você faça o roteiro dos vídeos que deseja, afinal, é o mesmo que um médico pedir para que a recepcionista aplicar a anestesia do paciente.

 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer melhor a Matulão!

 

Você gostaria de se aprofundar sobre sobre criação de roteiro ou storytelling para negócios? A gente da Matulão indica alguns livros de escrita de roteiro e storytelling para você aprender a contar histórias que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa Manual do RoteiroManual do roteiro

O consagrado roteirista norte-americano Syd Field elaborou um dos mais extraordinários livros sobre a técnica de roteiros, essencial para os que atuam no mercado de cinema e TV. Da ideia inicial ao texto finalizado, do desenvolvimento de personagens e situações dramáticas ao perfeito acabamento da cena, Manual do roteiro apresenta, em linguagem simples e acessível, todos os elementos fundamentais para a construção de uma boa narrativa.

 

 

 

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Diferente de outros livros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, McKee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas – o que é um beat? Uma cena? Uma sequência? O clímax de ato? O clímax do filme? McKee não apenas desvenda os mistérios da estrutura padrão de três atos, mas desmistifica estruturas incomuns como as de dois, sete e oito atos. Expõe as limitações de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera, e enfatiza a diferença de personagem versus caracterização. Recheado com exemplos de filmes como ”Casablanca” e ”Chinatown”, Story disseca cenas clássicas, guiando-nos passo a passo para revelar não somente como uma cena funciona, mas por que ela funciona. Indo além dos fundamentos da composição para os valores duradouros e conflitos que separam os clássicos do clichê.

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“Storytelling com Dados é admiravelmente bem escrito, uma amostra magistral de rara arte no mundo dos negócios. Cole Nussbaumer Knaflic possui uma habilidade única – um dom – em contar histórias usando dados. No JP Morgan Chase, ela ajudou a melhorar nossa capacidade de explicar análises complicadas para a gerência executiva e para os reguladores com quem trabalhamos. O livro de Cole reúne seus talentos em um guia fácil de ler, com exemplos excelentes que qualquer um pode aprender para estimular a tomada de decisão mais inteligente.” ―Mark R. Hillis, diretor-chefe do setor de riscos de hipoteca bancária do JPM Chase.“Temos tantos dados que pode ser difícil para as pessoas prestarem atenção em nossas principais descobertas. Cole Nussbaumer Knaflic nos ensinou valiosas lições em seu workshop e é fantástico vê-las aprofundadas no Storytelling com Dados. Minha equipe já está usando as lições ensinadas por Cole para fazer as pessoas agirem ao identificarem novas pérolas de entendimento e fazer a diferença na vida de outros. Agora outras pessoas também podem fazer isso!” – Eleanor Bell, Diretora de Analítica Comercial da Bill & Melinda Gates Foundation.

 

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“Storytelling no mundo corporativo é sobre as empresas se reconectarem com as emoções humanas, é sobre a busca por maior legitimidade, é sobre olhar nos olhos do cliente ou funcionário, envolvendo-o. Carmine Gallo é o tipo de pessoa que faz isso a cada parágrafo, o tempo todo.” – Bruno Scartozzoni, especialista em storytelling, palestrante e professor convidado da Escola de Comunicações e Artes da USP. “Eu acredito que suas adversidades são sua vantagem, e Carmine Gallo compartilha essa filosofia. Em Storytelling – Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, ele nos mostra que superar desafios definitivamente é o material com o qual grandes histórias e grandes sucessos são feitos.” – Darren Hardy, editor da Success Magazine e do The New York Times e autor do best-seller The Entrepreneur Roller Coaster. “Este é um livro inspirador. Carmine Gallo apresenta aqui histórias de 37 homens e mulheres que inspiraram muitas pessoas por meio das palavras.”– Joel Osteen, celébre pastor dos EUA, um dos personagens de Storytelling – Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança. “Palestrantes! Vocês simplesmente precisam ler o novo livro de Carmine Gallo. É demais!” – Chris Brogan, CEO do Owner Media Group e autor best-seller do The New York Times.

 

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Donald Miller, autor best-seller do New York Times , usa os sete elementos universais das histórias poderosas para ensinar aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios. A metodologia StoryBrand, de Donald Miller, provou ser uma solução para as dificuldades que os líderes empresariais enfrentam quando falam sobre seus negócios. Essa abordagem revolucionária, concentrada em criar uma conexão com os clientes, fornece aos leitores a vantagem competitiva definitiva, revelando o segredo para fazê-los captar o apelo irresistível dos benefícios de usar seus produtos, ideias ou serviços. “StoryBrand” faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos; a verdadeira razão que leva os clientes a comprar; como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; e como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais. Seja você diretor de marketing de uma empresa multibilionária, proprietário de uma pequena empresa, candidato a um cargo político ou vocalista de uma banda de rock, “StoryBrand” transformará para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.

 

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