Atualmente os vídeos têm se tornado a melhor maneira de atrair a atenção do público ou de atingir um objetivo, afinal, os vídeos também se tornaram parte da estratégia de marketing das empresas.

 

Isso acontece porque segundo dados da Insivia o público retém 95% da informação que está sendo passada quando assistem um vídeo, já no caso de informações de texto, elas retém cerca de 10% das informações.

 

Por isso, nem sempre um vídeo caseiro é capaz de chamar a atenção da forma desejada, afinal, por melhor que seja a qualidade produção de audiovisual caseira, nem sempre ela estará apta para as grandes mídias sociais.

 

Isso acontece porque quanto mais tecnologia nós temos disponível, mais recursos serão exigidos de qualquer produto que faça parte desta tecnologia. Um bom exemplo disso, é refletirmos sobre as câmeras dos celulares.

 

Vamos fazer um breve comparativo usando os celulares da Samsung: O smartphone Galaxy S, foi um dos primeiros dispositivos da Samsung, lançado em 2010, ele contava com uma câmera de 5MP, fazia gravações em HD e fotos e vídeos em panorama.

 

Com o decorrer destes 11 anos, inúmeras modificações e melhorias tecnológicas aconteceram nos celulares da Samsung, até eles se tornarem o que são hoje em dia.

 

Para identificar essa mudança, vamos comparar com o lançamento mais recente da marca, o Galaxy S21, lançado em janeiro deste ano. O aparelho conta com duas lentes teleobjetivas, uma câmera traseira de 12MP com tecnologia ultrawide, uma de 108MP principal e duas teleobjetivas de 10MP.

 

Por conta de todas essas mudanças tecnológicas, as mídias também passaram a ficar mais exigentes, afinal, não faz mais sentido gravar um vídeo em HD simples, se as mídias já aceitam conteúdos em 4K, e tudo isso deve ser levado em consideração.

 

Com isso, começamos a ter um crescimento das novas mídias, aumentando ainda mais a concorrência, aumentando as necessidades de uma melhoria na produção de vídeos. Isso fez com que muitas empresas ou pessoas procurassem mais as empresas de produção audiovisual.

 

De acordo com a SEMrush, a chance das pessoas se lembrarem da sua empresa após assistir a um vídeo é de 70%, ou seja, duas vezes maior do que as chances dela clicar em email.

 

Além disso, os vídeos têm 53 vezes mais chances de aparecerem em uma primeira página de pesquisa, gerando uma taxa de clique em torno de 41% maior do que em conteúdo textual.

 

Quais são as razões pelas quais os vídeos necessitam de um ar mais profissional para ter produção audiovisual de qualidade?

 

Uma das principais características da internet como meio de comunicação é o alcance da informação que está sendo passada e o fato dela ter uma distribuição descentralizada.

 

Dificilmente a gente vê algum conteúdo saindo do ar, a menos que o canal que passou esta informação tenha sido cancelado.

 

E é justamente isso que faz as pessoas amarem a internet. Afinal, a gente consegue abrir o Youtube a hora que a gente quer para resgatar aquele vídeo que foi meme há 5 anos atrás.

 

No entanto, para as empresas isso pode ser um ponto complicado, afinal, como todos os vídeos ficam disponíveis o tempo todo, não existe espaço para falhas, vídeos mal feitos ou que não agregam o devido valor à marca.

 

Um vídeo de má qualidade nos tempos atuais, pode se tornar um viral devido a sua má qualidade. Já imaginou como isso seria desagradável?

 

Sem contar que os vídeos de hoje em dia, assim como qualquer outro conteúdo, dificilmente são completamente originais. Lembra do nosso texto sobre as referências? Pois é, você pode até produzir um conteúdo 100% seu, mas ele sempre terá alguma referência de outro vídeo.

 

No entanto, a internet está lotada de conteúdos por todos os cantos, portanto, cair em um conteúdo semelhante ao seu, não é nada assustador. A diferença, é que o vídeo da sua empresa também poderá concorrer com outros semelhantes.

 

Logo, sua empresa também irá concorrer, sendo assim, quanto melhor produzido ele for, maior será o destaque que ele terá.

 

De modo geral, os vídeos não apresentam o histórico da sua empresa, mas uma produção audiovisual de qualidade pode ser percebida a distância. Quando um vídeo é produzido de forma amadora e não respeita as etapas de produção, isso fica muito claro para o espectador.

 

O mesmo ocorre quando existe um acabamento profissional no vídeo, demonstrando todo o cuidado, a qualidade do material e que houve pelo menos um mínimo de investimento dentro orçamento da produção audiovisual para essa produção de vídeo.

 

E isso é fundamental para melhorar o engajamento nas redes sociais, afinal, um vídeo de qualidade faz todo mundo compartilhar. Isso é ótimo pois gera diversos efeitos em uma campanha de marketing.

 

Em 2020 o site Social Media Today fez um levantamento apontando que os vídeos são compartilhados 1200% mais do que as imagens e os textos juntos.

 

Por esta razão, podemos dizer que os vídeos podem ser usados em diversas etapas do funil de vendas.

 

Segundo dados de um estudo realizado pelo Hubspot em 2020, 50,9% dos decisores nos EUA usam o Youtube para buscar informações sobre produtos ou serviços, além disso, 70% dos espectadores compram produtos após terem visto a marca através de vídeos.

 

Além, é claro, de ajudar as pessoas a identificarem seus problemas e solucioná-los, eles podem ser compartilhados simplesmente por serem bons ou motivacionais.

 

O barato pode sair caro: quais são os riscos de uma produção audiovisual amadora e como isso pode prejudicar sua marca?

 

Pensar na possibilidade de produzir vídeos de forma independente ou amadora para baratear os custos da produção pode soar como um ótimo investimento, contudo, isso não deve ser aplicado em algumas situações.

 

Esta forma de criação de vídeo pode até valer a pena para as pessoas que estão iniciando uma carreira como youtuber ou influenciador, afinal, passar por um processo de aprendizagem durante as etapas de produção do vídeo pode ser interessante.

 

Mas para quem já está há algum tempo no mercado das mídias visuais, não ter uma empresa cuidando da produção audiovisual pode significar atraso na elaboração de vídeos ou até mesmo não causar o impacto desejado quando o vídeo for publicado.

 

Independente da questão, a impressão que fica é a de fracasso e perda de dinheiro, afinal de contas, se considerarmos que um vídeo “X” será utilizado para uma campanha de marketing, a empresa deixará de receber o que deveria caso ele não apresente o alcance ideal.

Entregar o conteúdo adequado, de qualidade e de acordo com os objetivos propostos, é fundamental para obter sucesso nos negócios e a Matulão pode te ajudar!

 

Vem conhecer melhor a gente!

 

Indicamos alguns livros que contribuem para o crescimento de sua marca.

 

Capa do livro Inovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidadeInovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidade

A maioria das empresas aborda a inovação como se fosse uma atividade secundária. De vez em quando, os funcionários são enviados para a “Ilha do Brainstorm”: um local fora da empresa repleto de palestras da moda, workshops criativos e palestrantes excessivamente entusiasmados. Contudo, depois de voltar, eles tratam de fazer as coisas como sempre fizeram. Os especialistas em inovação Paddy Miller e Thomas Wedell – Wedellsborg sugerem uma abordagem melhor. Eles recomendam que os líderes em todos os níveis se transformem em “arquitetos da inovação”, criando um ecossistema no qual as pessoas adotem comportamentos fundamentais para a inovação como parte do seu trabalho diário.

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Capa do livro Orçamento Empresarial - Novos Conceitos e TécnicasOrçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas

Orçamento empresarial é uma ferramenta de controladoria e contabilidade gerencial. “Orçamento empresarial – novos conceitos e técnicas” aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta as técnicas necessárias para sua implantação – incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento como custeio ABC, o e a gestão de riscos.

 

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Capa do livro As armas da persuasão - Como influenciar e não se deixar influenciarAs armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

 

 

 

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Capa do livro Branding + design - a estratégia na criação de identidades de marcaBranding + design – a estratégia na criação de identidades de marca

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

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