Antes de começar um trabalho de produção audiovisual é essencial entender a expectativa do cliente, qual o público que ele deve atingir e quais os objetivos do vídeo. Isso garante que o roteiro seja elaborado de maneira correta e seja satisfatório.
Por outro lado, é importante que o cliente também conheça mais sobre o trabalho do produtor audiovisual antes de fechar uma grande produção de vídeo, desta forma, ele já sabe o que esperar.
Uma das formas mais fáceis de lidar com a produção de vídeos e especialmente de se aproximar do pedido que foi solicitado pelo cliente, é pedir a ele que mande referências de trabalhos feitos anteriormente ou que ele já acompanha.
Mas lembre-se, as referências oferecidas pelo cliente servem apenas como inspirações, a ideia é assistir todos os vídeos e criar o seu próprio roteiro com originalidade, com a cara do cliente e especialmente do produtor audiovisual que está cuidando do vídeo.
A importância da referência:
A referência certamente é uma das táticas mais usadas para exemplificar o objetivo de determinada coisa, desejo ou trabalho.
Além disso, o uso de referências está tão inserido em nosso cotidiano, que às vezes nem percebemos. Procurar referências de algo se tornou um hábito tão forte, que hoje em dia temos até redes sociais capazes de nos ajudar nesta tarefa.
Que tal a gente falar de um exemplo prático do uso de referência no nosso dia-a-dia? Sabe quando você vai fazer uma reforma na sua casa e você procura na internet ideias de combinação de piso, inspirações para decorações e pinturas de parede?
Pois é, durante a etapa de produção audiovisual, acontece a mesma coisa! No entanto, neste aspecto a procura por referência pode acontecer de duas maneiras:
1. Quando o cliente procura um serviço:
Voltando à metáfora da reforma de casa, depois de escolher inúmeras inspirações de decoração, pinturas e aplicações de piso, precisamos escolher o profissional que irá fazer a aplicação destes itens em nosso lar.
O mesmo acontece quando determinado cliente busca um videomaker para uma produção audiovisual. Vamos dizer que o responsável pela criação do filme é um artista, afinal, o cinema é considerado a sétima arte.
E como bem sabemos, cada artista segue uma linha ideológica, uma linha estilo e por aí vai. Existem videomakers especialistas em cinema moderno, cinema trash, videoclipes, etc.
Além disso, existem artistas que acabaram de começar a sua vida profissional de produtor audiovisual e artistas que já possuem uma carreira consolidada no mercado.
Sendo assim, conhecer o tipo de trabalho que o produtor está acostumado a fazer, é essencial para garantir a eficiência dos resultados finais.
2. Quando o produtor procura inspiração
Assim como nós procuramos referências de pintura para uma sala de estar, o produtor também pode buscar inspiração em outros vídeos semelhantes, de outras marcas, organizações e até da concorrência.
Isso garante um trabalho mais rico em conteúdo e originalidade, afinal, a partir de uma ideia consolidada é possível criar outra que faça ainda mais diferença na produção final.
Desta forma, após a reunião com o cliente e o briefing do que está sendo pedido, não exite em perguntar se o cliente já viu algum material deste tipo que sirva como referência. Deixe claro para ele que o vídeo não será uma cópia e sim uma forma de inspiração.
Conheça algumas referências que deram origem a grandes sucessos das telinhas:
Nem todo mundo é fã de zumbis, mas certamente a maioria das pessoas já ouviu falar em grandes sucessos da TV e do Cinema, como The Walking Dead e Zumbilândia, o que nem todo mundo sabe, é que para a criação destes programas, os produtores se inspiraram em George A. Romero.
George Romero foi um dos precursores do cinema de terror e o mais curioso disso, é que ele jamais imaginaria que isso iria acontecer. Em 1968, o diretor lançou “A noite dos mortos vivos”, onde os mortos se levantavam de suas tumbas e a sociedade tinha que lidar com a sua violência em atacar os vivos.
O filme, na realidade, tinha a ideia de fazer uma crítica social aos movimentos da época, no entanto, acabou se tornando não apenas um sucesso, mas uma referência que até hoje influencia as produções do gênero terror.
Outras referências que inspiraram grandes sucessos nos canais de streaming, foram o filme Et. O Extraterrestre, Os Goonies e Hora do Pesadelo, responsáveis por incentivar e inspirar a criação da série Stranger Things, de 2016.
É claro que o uso de referência nas produções cinematográficas não param por aí, mas ao assistir qualquer uma das criações citadas, é possível reconhecer alguns elementos e recursos visuais que já foram utilizados na história do audiovisual.
Já na prática, a aplicação das referências deve ser feita de forma cuidadosa, com a finalidade de inspirar e não copiar o que já foi feito por outra pessoa. Não se esqueça que além de ótimas referências de trabalho, a originalidade é um ponto extra!
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nossa página para ler mais curiosidades sobre audiovisual!
Você gostaria de se aprofundar sobre conteúdo audiovisual online? A gente da Matulão indica alguns livros de processo de produção audiovisual e mídias sociais que contribuem para o crescimento de sua marca.
Inovação Como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar IDEIAS CRIATIVAS em realidade
A maioria das empresas aborda a inovação como se fosse uma atividade secundária. De vez em quando, os funcionários são enviados para a “Ilha do Brainstorm”: um local fora da empresa repleto de palestras da moda, workshops criativos e palestrantes excessivamente entusiasmados. Contudo, depois de voltar, eles tratam de fazer as coisas como sempre fizeram. Os especialistas em inovação Paddy Miller e Thomas Wedell – Wedellsborg sugerem uma abordagem melhor. Eles recomendam que os líderes em todos os níveis se transformem em “arquitetos da inovação”, criando um ecossistema no qual as pessoas adotem comportamentos fundamentais para a inovação como parte do seu trabalho diário.
Comprar agora
Orçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas
Orçamento empresarial é uma ferramenta de controladoria e contabilidade gerencial. “Orçamento empresarial – novos conceitos e técnicas” aborda os conceitos fundamentais para embasar o plano orçamentário de uma empresa, ao mesmo tempo que apresenta as técnicas necessárias para sua implantação – incluindo novas ferramentas como beyond budgeting, gerenciamento matricial, orçamento base zero, rolling budget e forecast. Apresentando as aplicações, vantagens e desvantagens de cada ferramenta, esclarece as relações do orçamento como custeio ABC, o e a gestão de riscos.
Comprar agora
As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar
Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.
Comprar agora
Branding + design – a estratégia na criação de identidades de marca
As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. Este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.
compre agora
Comentários